sábado, 5 de novembro de 2011

O Berçário - Texto do Treinamento Por Diane Pedrosa

                  Treinamento para o berçário           
                               
Quando o salvador ressuscitado ministrou aos nefitas ,mostrou Seu grande amor pelas criancinhas:

“Pegou as criancinhas, uma a uma , e abençoou-as e orou por elas ao Pai.
 E dirigindo-se a multidão disse-lhes : Olhai para vossas criancinhas .
E ao olharem viram os céus abertos e anjos descendo dos céus , como se estivessem no meio de fogo; e eles desceram e cercaram aqueles pequeninos e eles foram rodeados por fogo, e os anjos ministravam entre eles.”(3 Nefi 17:21,23-24).

Ao referir-se a esse episódio, o Élder M. Russel Ballard disse:

“Torna-se evidente que aqueles de nós a quem foram confiadas crianças preciosas receberam uma responsabilidade nobre e sagrada, pois foi a nós que Deus designou atualmente para envolver os pequeninos com amor, o ardor da fé e a compreensão de quem são”.

 O exemplo do Salvador é o modelo que devemos seguir ao ensinar influenciar as crianças, bem como cuidar delas.
É uma responsabilidade sagrada ensinar às crianças o evangelho de Jesus Cristo e ajudá-las a vivê-lo. Você receberá bênçãos especiais ao ensinar as crianças. Elas trarão alegria a sua alma e o motivarão a ser um bom exemplo.

PREPARAR TODAS AS COISAS  NECESSÁRIAS
Ao dedicar-nos à obra do Senhor, precisamos participar do árduo trabalho de preparação.(...) A instrução do Senhor de ensinarmos pelo espírito não nos libera nem um pouco da necessidade de cuidarmos de nossa preparação pessoal. Élder Dallin H. Oaks
Precisamos preparar todas as coisas necessárias para que o berçário possa funcionar como gostaríamos.
A primeira chave no ensino bem sucedido de crianças pequenas e conhecê-las e amá-las. A segunda chave é está bem preparada.
·        Conheça a lição suficiente bem para não precisar lê-la durante a aula e mantenha contato visual a maior parte do tempo.

·        Ore frequentemente ao preparar cada lição e busque o espírito para guiá-la ao preparar-se para ensinar.
·        Reunir-se junto com a assistente do berçário para fazer a programação do domingo. Selecione as atividades a serem realizadas no berçário .

·        Nessa reunião definir as atividades que utilizarão como e por quem será realizada cada uma.
·        Chegar 20min antes de começar a reunião para arrumar a sala e recepcionar as crianças .

ATIVIDADES QUE DEVEM SER REALIZADAS NO BERÇÁRIO

Momento para as boas vindas;
Momento para orar;
Momento para cantar;
Momento de brincar;
Momento para a aula;
Momento com a líder de música;
Momento da historinha;
Momento para lanchar;
Momento para o passeio ao ar livre;
Momento para atividades artísticas .


Como podemos ver irmãs, tem muitas coisas que podemos fazer no berçário, mas para isso precisamos prepará-las com antecedência e planejá-las de modo a manter as crianças interessadas e participantes.Planeje diversos tipos de atividades, a seguir, seja flexível ao utilizá-las, de modo a atender aos interesses das crianças.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS  DAS CRIANÇAS DO BERÇÁRIO

·        Emite muitos sons. Está começando a desenvolver a linguagem.Usa frases por uma única palavra principalmente “meu” e “não”. Adquire conhecimento por meio da visão, audição, tato e paladar. Sua capacidade de compreensão é maior do que a de expressão.
·        Gosta de brincar com outras crianças. Mas normalmente não interage com elas. Tem dificuldade de dividir suas coisas.
·        Chora com facilidade, mas as emoções mudam rapidamente.

SUGESTÕES PARA OS PROFESSORES

·        Diversifique as atividades para manter o interesse da criança. Dê-lhe a oportunidade de andar, empurrar e puxar.Utilize atividades que envolvam mímica e música.
·        Crie diversas oportunidades para que ela fale e participe. Ensine-a a portar-se com reverência durante as orações. Conte histórias utilizando auxílios visuais. Forneça brinquedos que a criança possa manusear e explorar, como brinquedos de montar,pequenas bolas, quebra cabeças simples, bonecas e figuras de pessoas e animais.
·        Use brinquedos e atividades que permitam à criança brincar sozinha. Ajude-a a aprender a dividir suas coisas e a relacionar-se bem com as outras crianças.
·        Abrace a criança quando ela estiver triste ou insegura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário